quarta-feira, 26 de março de 2008

Configurando Virtualbox Guest para acesso a compartilhamento de Debian Lenny dentro de Debian Lenny

Estou iniciando no mundo da virtualização e para tanto, como usuário Debian que sou, iniciante que sou, parti para utilização do que me parece mais fácil, o Virtuabox. Meu impasse ocorreu quanto estava tentando acessar um compartilhamento da máquina hospodeira pela máquina hóspede, todas as duas Debian Lenny.

A princípio, tudo deveria funcionar com apenas um "#apt-get install virtualbox-ose-guest-utils" para que pudesse ser acessado um compartilhamento configurado pelo virtualbox com um simples "#mount -t vboxfs nome_compartilhamento ponto_montagem", mas não foi tão fácil assim. O problema todo foi que o tal "#apt-get install virtualbox-ose-guest-utils" apresentou um problema ao tentar carregar o módulo "vboxadd" e a tarefa toda está em disponibilizar este módulo para o lenny guest.


Encurtando a história, para que isto tudo funcione é preciso que sejam instalados pacotes (vai que algum esteja sobrando, mas foi a primeira vez que fiz isto e fui instalando aos poucos):
#apt-get install virtualbox-ose-guest-source
#m-a prepare virtualbox-ose-guest
#m-a a-i virtualbox-ose-guest

Após isto o módulo vboxadd já existe então pode-se instalar o virtualbox-ose-guest-utils

#apt-get install virtualbox-ose-guest-utils

Por fim, para que finalmente possa-se montar a partição, antes é necessário carregar o módulo vboxvfs. Realmente não sei porque o próprio comando mount não o carrega sob demanda, acredito que seja pela sutil diferença entre o tipo de sistema de arquivo vboxfs e o nome do módulo vboxvfs:

#modprobe vboxvfs
#mount -t vboxfs downloads /mnt/downloads

Estes passos permitiram que eu pudesse acessar o compartilhamento downloads.

Espero que esta dica seja de utilidade.

Um grande abraço a todos.

quarta-feira, 19 de março de 2008

Após tantas e poucas coisas acontecerem...

Olá amigos! Puxa vida que tanto tempo sem postar, já estava sentindo falta fazia tempo, mas algumas coisas aconteceram que me impossibilitaram de tal.
Neste dia 31 de janeiro, data da minha última postagem, foi o último dia que ainda estava como responsável por uma LanHouse de proprierade de minha empresa de provimento de acesso wireless. Infelizmente sofremos um acidente de moto, minha namorada e eu, mas graças a Deus foi muito mais um susto, pois os resultados foram leves escoriações. Passamos por um período de recuperação e além disto já estávamos abalados porque dois dias antes eu havia sido penalizado por duas multas, totalizando mais de 1000 UFIRs por ter dirigido uma Biz 100 sem possuir habilitação adequada.
Passamos então, após este episódio, a não mais deslocarmo-nos à referida LanHouse, pois eu não poderia arriscar tomar mais duas buchas de 500 UFIRs cada e minha namorada estava traumatizada e sem condições de condução da Biz. Aliás, até hoje ela ainda tem muito medo de conduzir a motinho.
Como a LanHouse estava a mais de 15Km de casa, fiquei sem poder utilizar o meu computador que estava lá, a disposição dos usuários e quando não era o que eu utilizava para minhas experiências e trabalho.
Além de ser um dos dois sócios-proprietários da "poderosa" F&F Network, contando em seu conglomerado com a enorme LanHouse com 8 computadores (eram, já vendemos alguns pra pagar as contas), ainda sou servidor público municipal e não contava com uma boa máquina de trabalho no ambiente público o que não me permitia realizar nada de bons experimentos nos momentos de folga.
Finalmente, com o término da temporada de verão (a LanHouse estava disposta em uma praia próxima) o que ocasiona a volta em massa de todos os turistas à suas cidades de origem, deixando a praia às moscas até o próximo verão, pude tomar um dos computadores da LanHouse para uso pessoal novamente.
Também estamos passando por alguns problemas técnicos com o nosso provedor wireless o que nos está tomando um tempo enorme.
Pude fazer pequenas alterações no RBM, inclusive com a adição de um trecho de código passado aqui pelo blog que faço questão de dar os devidos créditos a seguir, além disto pretendo testá-lo em algumas distribuições que puder a fim de tentar passar os procedimentos para executá-lo nestes outros ambientes.
Um grande abraço a todos