segunda-feira, 30 de junho de 2014

ZFS no Debian Jessie (testing) - parte 3

Tenho armazenado, no meu sistema de arquivos zfs, algumas imagens .vdi de máquinas virtuais do VirtualBox na tentativa de ter um acesso a disco um pouco mais acelerado devido à raidz implantada.

Quem tiver curiosidade sobre o processo de implementação do pool zfs pode verificar em:

Infelizmente notei que após carregar as máquinas virtuais em ficava com a memória praticamente lotada e mesmo depois de desligar as máquinas virtuais a memória continuava lotada sendo que nada era cache. E quando digo lotado é basicamente 6GB de meus 8GB de RAM.

Por acaso resolvi encerrar todos os processos e dar um "modprobe -r zfs". Após isto é que tive meus GBs de memória de volta.

Como não fazia a mínima ideia de como contornar esta situação, após alguma pesquisa cheguei neste post: Excessive memory use with ZFS [SOLVED sort of].

Ainda estou avaliando a solução, mas prontamente já tive uma melhora no cenário, sendo que não cheguei a ficar com mais de 4GB comprometidos. Isto com o meu sistema desktop carregado, com o Iceweasel aberto e muitas abas.

Basicamente a solução consistem em criar o arquivo /etc/modprobe.d/zfs.conf com o conteúdo:
options zfs zfs_arc_max=2147483648

Pelo que entendi este valor seria em bytes e serve como a quantidade máxima de memória utilizada pelo sistema de cache do ZFS o ARC.

Mais informações sobre o tunning do ARC em http://docs.oracle.com/cd/E26502_01/html/E29022/chapterzfs-3.html.


2 comentários:

Flávio Menezes dos Reis disse...

Olá Anônimo,

Ainda não tive a feliz oportunidade.

A princípio me encantei com o RAIDZ do ZFS, na possibilidade de separar o log e cache em discos mais velosos. Além da administração parecer mais facilitada, além disto quero explorer o snapshot para criação de um eficiente sistema de backups incrementais.

Após isto, e para ter realmente um embasamento sólido, pretendo avaliar no Btrfs.

Não inicie minha avaliação por ele devido a algumas críticas a favor do ZFS que andei pesquisando no Phoronix.

Agora fica a minha pergunta? Por que a pergunta sobre o Btrfs?

Flávio Menezes dos Reis disse...

Anônimo,

Não gostei do seguinte trecho "BTRFS is stable and has been for a long time if you run it without RAID or RAID 0,1 or 10. It's RAID 5/6 that isn't considered stable yet." em http://lime-technology.com/forum/index.php?topic=31334.0