quarta-feira, 26 de março de 2008

Configurando Virtualbox Guest para acesso a compartilhamento de Debian Lenny dentro de Debian Lenny

Estou iniciando no mundo da virtualização e para tanto, como usuário Debian que sou, iniciante que sou, parti para utilização do que me parece mais fácil, o Virtuabox. Meu impasse ocorreu quanto estava tentando acessar um compartilhamento da máquina hospodeira pela máquina hóspede, todas as duas Debian Lenny.

A princípio, tudo deveria funcionar com apenas um "#apt-get install virtualbox-ose-guest-utils" para que pudesse ser acessado um compartilhamento configurado pelo virtualbox com um simples "#mount -t vboxfs nome_compartilhamento ponto_montagem", mas não foi tão fácil assim. O problema todo foi que o tal "#apt-get install virtualbox-ose-guest-utils" apresentou um problema ao tentar carregar o módulo "vboxadd" e a tarefa toda está em disponibilizar este módulo para o lenny guest.


Encurtando a história, para que isto tudo funcione é preciso que sejam instalados pacotes (vai que algum esteja sobrando, mas foi a primeira vez que fiz isto e fui instalando aos poucos):
#apt-get install virtualbox-ose-guest-source
#m-a prepare virtualbox-ose-guest
#m-a a-i virtualbox-ose-guest

Após isto o módulo vboxadd já existe então pode-se instalar o virtualbox-ose-guest-utils

#apt-get install virtualbox-ose-guest-utils

Por fim, para que finalmente possa-se montar a partição, antes é necessário carregar o módulo vboxvfs. Realmente não sei porque o próprio comando mount não o carrega sob demanda, acredito que seja pela sutil diferença entre o tipo de sistema de arquivo vboxfs e o nome do módulo vboxvfs:

#modprobe vboxvfs
#mount -t vboxfs downloads /mnt/downloads

Estes passos permitiram que eu pudesse acessar o compartilhamento downloads.

Espero que esta dica seja de utilidade.

Um grande abraço a todos.

Nenhum comentário: