quarta-feira, 4 de março de 2009

Como definir limite de upload quando se dispõe de 2 link no servidor?

Ainda nem pude fazer experimentações com o tc+htb aplicando as regras propostas anteriormente aqui e já estou com a cabeça fervendo com as dificuldades que enfrentarei para fazer QoS de upload quando eu tiver 2 links a disposição.Não enfrentarei este mesmo problema para download, pois o tráfego para o cliente vai ser entregue pelo meu roteador QoS.
O "problema" que destaco é porque o upload do cliente ser daria por duas interfaces distintas, uma de cada link, por exemplo, uma com 2mb/s e outra com 1mb/s, enquanto que, voltando ao download, este se dá através de uma única interface de saída.
Digamos que eu queira oferecer ao cliente 256kb/s de download e 128bk/s de upload, estes 256kb/s pode ser uma somatória do que estiver vindo por um ou outro link, mas será sempre entregue por uma única interface de rede do QoS ligada aos clientes. Eu poderia fazer controle de upload em cada uma das interfaces de saída, ou seja, definir 44kb/s de upload pelo link de 1mb/s e 84kb/s de upload pelo link de 2mb, acho que seria um bom cenário, mas recaio no problema de não poder controlar upload desta forma fazendo NAT, pois não poderia identificar o cliente no momento do upload, devido ao tc que trabalharia sobre o IP do roteador NAT que já haveria feito o mascaramento, por exemplo:


+-----+ +-----+
|Link1| |Link2|
+--+--+ +--+--+
| |
+--+--------+--+
| NAT |
+------+-------+
|
| clientes


Então pensei em um cenário, que ainda não saberia dizer se operaria a contento, ainda vai demandar testes que seria:


+-----+ +-----+
|Link1| |Link2|
+--+--+ +--+--+
| |
+--+--------+--+
| NAT |
| Squid |
+------+-------+
|
+------+-------+
| QoS |
+------+-------+
|
| clientes


No roteador NAT/Squid faria o balanceamento de carga ou mesmo somente o direcionamento de tráfegos, ou seja, http e voip para o link 1 e o resto para o link 2, ou qualquer outra definição mais apropriada.
Tenho um sentimento que esta solução para upload não ofereceria a mesma qualidade no oferecimento de link aos clientes do que o upload, ambos feitos pelo QoS, mas é apenas uma impressão e ainda teria que raciocinar mais.

Um grande abraço a todos.

Nenhum comentário: