terça-feira, 28 de abril de 2009

Ubuntu + M$ ISA Server

Boa tarde gurizada medonha!
Estava eu fuçando com o novíssimo Ubuntu 9.04 logo após instalá-lo e reparei que, embora minha conexão de rede estivesse funcionando e eu conseguisse navegar, reparei que um apt-get update que ocorria problema de autenticação no ISA Server (proxy da M$ aqui na CORSAN).
Antigamente e em meu Debian, bastava apontar para o endereço do proxy na variável de ambiente http_proxy e tudo resolvido, acesso liberado. Após 15 minutos de tentativas frustradas, resolvi apelar pro google e de lá veio a solução "ntlmaps".
Mais que depressa pus-me a baixar e instalar este serviço e então pude usar apt-get e synaptic tranquilamente.
Acontece que logo em seguida o computador virou uma carroça, corri para verificar o que tomava todo o seu processamento e lá estava o ntlmaps.
Depois de várias vezes "restartar" o serviço, catei uma alternativa e logo o google retornou-me o cntlm.
Barbadamente instalei-o e configurei no arquivo /etc/cntlm.conf usuario, senha e endereço do proxy e pronto.
Já estou a alguns minutos navegando tranquilamente sem esgasgos. Recomendo!

2 comentários:

Bruno Cardoso disse...

por acaso tb uso, excelente app.

Anônimo disse...

perfeito!!
ntlmaps eh uma merda.