quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

2006, GNU/Linux, Java e o TCC [Cluster Linux] parte 001

Finalmente, no final de 2004 eu havia pensando em algo para o Trabalho de Conclusão de Curso que não fosse desenvolver um sistema. Resolvi que iria enfrentar a tarefa de desenvolver um cluster, afinal, não tinha conhecimento de que alguém no campus da Ulbra tivesse elaborado trabalho parecido e eu julgava-me competente para abraçar esta tarefa utilizando somente software livre.
No início de 2005 apresentei o projeto à banca e a orientaçao do curso veio com a boa notícia de que estava aceito. A princípio, no projeto, especifiquei uma meia dúzia de requisitos para construir o cluster, acredito que eu tenha trabalhado 2 dias neste projeto, o que me fez ter certeza de que em um ou dois meses, utilizando open-mosix eu teria um cluster para rodar aplicações web rodando a milhão. Este foi meu maior erro durante o TCC.
Resolvi que não cursaria o segundo semestre de 2005 e daria início ao TCC somente em 2006, o que efetivamente ocorreu. Chegou então Janeiro de 2006 e tirei para começar a estudar, novamente, open-mosix e algumas coisas a mais que seriam necessárias para construi este cluster, ainda nem estava pesando onde arranjaria os computadores para montar este cluster.
Lia Pitanga falando dos tipos de cluster e foi então que caiu a ficha. Um cluster open-mosix não serviria para aplicações web com apache! Ele era voltado para cálculos paralelizados, utilizando bibliotecas em C para criação do programa a ser paralelizado, era um cluster do tipo de alta performance. Eu definitivamente não queria aceitar que não daria para rodar apache, bem mais rápido, com open-mosix, mas tudo que eu lia era afirmando que não trazia vantagens e que no máximo eu teria que usar um esquema de cache de memória sei lá das quantas... Bom, tive que abandonar open-mosix, o que não poderia ser diferente.
Passei então a estudar o domínio do problema, o que deveria ter feito lá em 2004 com mais vontade. Cheguei então ao tipo de cluster para balanceamento de carga e alta disponibilidade. Em termos de resultado, o de balanceamento de carga daria para mostrar em gráficos as diferenças no número de requisições concluídas pelo cluster em um terminado tempo. Mas ao mesmo tempo achei muito interessante uma solução de alta disponibilidade para um ambiente como o da Prefeitura. Pronto, estava resolvido, modifiquei um pouco a proposta e reapresentei, agora citando cluster para balanceamento de carga e alta disponibilidade. Mas isto não era nada do que eu eu iria passar ainda.

Nenhum comentário: