quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

A procura e o encontro: Java

No final de 2003, o Baboo e eu criticávamos o Fabiano. Éramos colegas de faculdade naquela época. Nós defendíamos vorazmente PHP e o Fabiano o Java, com seus argumentos principais de que com PHP os projetos não eram normalmente orientados a OO e que os programadores Java usualmente ganhavam bem mais que os programadores PHP que poderiam ser encontrados em qualquer boteco.
Em meu íntimo estava disposto a continuar com PHP de toda a forma, não querendo render-me a vontade de iniciar a aprendizagem em uma nova plataforma.
Mas o destino como sempre, fez com que no final de 2004, o Fabiano já formado e mestrando na PUC viesse dar aula na disciplina de Tópicos Avançados em Sistemas de Informação I (só por curiosidade, TASI II eu havia cursado um ano antes, era pra estudarmos XML, mas acabamos estudando PHP), onde foi feito uma abordagem básica de J2EE.
Fiquei interessado e também "obrigado" a aprender J2EE e gostei. Embora pra começar um projeto Web em Java demandasse 6 horas de preparação até conseguir fazer um "Hello World!" e as declarações de todos os servlets em web.xml, achei realmente interessante, acho que muito mais por estar finalmente desenvolvendo em Java. Como tarefa para o final do semestre, cada aluno apresentou um framework diferente e coube a mim, o Struts.
Nesta mesma época, eu estava pensando em uma área de estudo para desenvolvimento do meu trabalho de conclusão e ingenuamente eu acreditava que poderia construir algo como um framework em PHP para desenvolvimento mais rápido de sistemas, sem precisar utilizar frames de HTML e que utilizasse templates como Smarty, acredito que seria algo parecido com MVC (mas mesmo quase concluindo o curso de Sistemas de Informação, jamais havia ouvido falar de MVC). Bom, após estudar e apresentar um pequeno exemplo do funcionamento de Struts vi que a tarefa de criar aquele framework em PHP estava além do meu alcance e abandonei de vez aquela idéia e, também, o PHP.
Passei então a dedicar-me ao aprendizado de Java, principalmente para aplicações desktop, mas não conseguia evoluir, porque antes do matisse era muito complicado desenvolver interfaces e eu novato, não conseguia fazer nada, ficava brincando, então com J2EE.

Nenhum comentário: