segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

À procura de uma plataforma de desenvolvimento livre 002

À deriva, passei a utilizar linux com mais freqüência, a partir de 1999 e procurei estudar C, apesar de saber que seria humanamente impossível ser um bom desenvolvedor nesta linguagem, isto era coisa pra heróis.
Estava achando interessante, embora totalmente improdutivo, eu conseguia desenvolver pequenos exercícios e estava achando interessando o quanto realmente C era rápido em relação ao MAX (um tipo de CLIPPER para linux que era utilizado pelo sistema de informações da prefeitura de Terra de Areia). Cheguei a produzir uma extensão extra-oficial e anexei ao sistema da CCA (empresa produtora deste sistema de informações), para realizar uma pré-impressão e foi aí que percebi o quanto C era rápido, pois desenvolvi esta mesma extensão em MAX e era muito lenta.
Estudei um pouco de ncurses e cheguei um chat usando cabo serial (como é fácil fazer comunicação serial em linux). Meus colegas se abobaram, de certo pensaram que eu não tinha dormido por 3 semanas para poder concluir este projeto, ainda mais que eu tinha usado C e linux. Enquanto que a maioria fez o mesmo trabalho em Visual Basic. Mas não dava, C continuava a ser muito improdutivo, estava estudando como trabalhar com postgresql em C e era tudo de outro mundo.
Voltei para o Delphi para poder produzir alguns coisinhas e por aí fiquei, embora sempre com uma preocupação na cabeça. Apareceu até um tal de Kylix e eu achei que fosse a "salvação da lavoura", pois poderia, enfim, desenvolver aplicações GUI tanto para Windows quanto para Linux usando a minha pequena formação em Delphi, mas foi somente um sonho, porque, pra começar, o Kylix era feio pacas, aquelas interfaces criadas por ele eram horrível, além de muito lento.

Nenhum comentário: