quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Controle de banda para provedor wireless com pouco link para upload

Olha que suamos a camiseta e mesmo assim eu ainda não estou com plena confiança de que está bom. Como sugeria professor de Teoria Geral de Administração, a Administração trata da forma como se gerencia/controla recursos finitos, pois para recursos infinitos não precisamos de gerenciamento/controle.
Pois bem, para download temos bastante banda, não quer dizer que não precisemos de Administração para ela, mas não estamos em um estado tão crítico, mas para upload a coisa está um tanto mais complicada.
Tenho usado htb para Administração de banda desde o princípio (mas a história de como iniciamos o projeto do provedor vai ficar para outros posts), auxiliado pelo htb-tools. Conseguir afinar o arquivo de configuração do htb-tools que será a base para a geração das regras "tc" não parecia tão complicado a princípio, pois claro até então os recursos eram como se fossem quase infinitos, mas agora temos uma grande carteira de clientes e meu upload está me dando trabalho. Se fosse simplesmente atribuir 24kbps para cada cliente e que o htb se virasse com o resto seria o ideal, mas como o htb vai saber qual a melhor de atribuir burst? Como EU vou saber o que isto, burst, significa e como funciona?
A resposta é que não sei e ainda vou continuar pesquisando a este respeito para poder afinar ainda mais minhas configurações e conseguir realmente oferecer serviços de ótima qualidade.
Só escrevi isto tudo aqui porque vai que aparece alguma alma caridosa que já tenha passado por isto e tenha como auxiliar-me nesta demanda. Encontrei o projeto htb-gen e pretendo experimentá-lo a semana que vem.
Abraços a todos.

Nenhum comentário: