quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Que caminho seguir? Java, C++, Python ou Ruby


Esta eterna questão me toma, não consigo chegar à decisão. Quanto a Java pretendo continuar estudando-a e é certo que logo em seguida, assim que chegar meu notebook, devo iniciar um projeto J2EE pra consumo próprio. Vou utilizar, certamente, o framework MVC do ilustríssimo Sérgio, o Mentawai, que já citei anteriormente nas postagens referente ao meu TCC. Quanto à persistência ainda não defini, bom, mas vou deixar estes detalhes pra mais tarde, quando realmente iniciar o projeto.
Sempre tive muita vontade de ser um programador C, tanto é que muitas e muitas vezes implementei pequenos programinhas em C, nada avançado, mas só para poder dizer que sabia programar em C. Estou achando muito interessante o KDE4, embora eu seja, atualmente, usuário Gnome, mas não posso deixar de admitir que sempre admirei o KDE e o QT (depois que a Trolltech passou a disponibilizá-lo, também, sob GPL). Se o tempo me permitir, tentarei iniciar alguns estudos, sem muita ambição, em C++ e quero utilizar o Kdevelop, o tutorial do Antonio Larrosa (http://developer.kde.org/~larrosa/tutorial.html) e este (http://www.beginning-kdevelop-programming.co.uk/) do Andrew Ward.
Por fim, ainda paira a indecisão sobre começar os estudos em Python ou em Ruby, a inclinação está, atualmente, para o lado do Ruby por causa do Rails.
Gostaria mesmo de saber que vantagens teria o Python sobre o Ruby, pois se, afinal, eu não encontrar nenhuma, acredito que definitivamente Python não será minha opção como linguagem de "altíssimo nível".

Um comentário:

Marcio disse...

Esqueça Python... aprenda Ruby. E aprenda bem C.

Não te conheço, então não sei bem qual seu nível atual (provavelmente oq vou dizer não se adequa a vc, mas enfim):
Antes de mais nada, se concentre em aprender sobre Programação Orientada a Objetos (sabendo isso, você aprende rapidamente qq linguaguem OO, incluindo Ruby, Java, Python ...). Estude também muito sobre Estrutura de Dados.

C é legal saber, abre um pouco a cabeça e pode ser muuuito útil em certas situações (performance!).

Java é bom para o mercado de trabalho (tem muito emprego atualmente exigindo-a), mas se vc quer mesmo ser feliz, evite-a. É uma linguagem extremamente massante, chata, e boba! hueiahuiea ruby é bem mais interessante e gratificante... até mesmo Smalltalk é bem mais divertido (mas ai já fica dificil de conseguir emprego)..

Se quer trabalhar num banco, usando terno e fazendo rotinas babacas repetitivas e ganhando bem para fazer isso, aprenda Java (lógico, tem exceções). Se quer um trabalho mais dinâmico, mais interessante, mais ágil, se concentre em Ruby.